Este blog tem como objetivo estreitar relações, trocar experiências, apropriar-se, discutir, intervir e emancipar ações na comunidade tendo como alicerce a Proposta Político-Pedagógica, o CDI e as comunidades parceiras.
A AEB faz parte deste processo e está feliz por isso. :)

quinta-feira, 25 de junho de 2009

MODELO PLANO DE CURSO

EIC/ORGANIZAÇÃO:
EDUCADOR:
TURMA:
OBJETIVO / QUESTÃO MOTIVADORA:
CARGA HORÁRIA PROPOSTA:


Momentos
Estratégias/Atividades
Ferramentas Tecnológicas
Possíveis Parcerias
Leitura de Mundo
Nos aspectos culturais destaca-se a existência de escolas ao redor, projeto Cingapura, Associação de Moradores de Bairro, Escola de Samba Brinco da Marquesa e respectiva quadra, praças, Casa da Cultura onde tem demonstrações de capoeira e dança, além da pista de Skate. As condições de moradia são ruins, com a existência de córregos (praticamente um esgoto a céu aberto), linhas de transmissão de energia com ligações clandestinas, praças abandonadas e lixo nas ruas. Uma dificuldade encontrada pelos educandos, foi o caminho até a instituição, pois tem de andar pela rodovia, já que não tem calçada. A comunidade tem consciência das necessidades locais e segundo os próprios moradores, eles querem mudar a realidade local, mas existe o descaso da prefeitura.
A instituição tem experiência em atendimentos a pessoas com todo o tipo de dificuldades, desde pessoas atrasados mentalmente, com carências financeiras, idosos e moradores de rua. Os educandos são participativos, gostam de opinar sobre todos os assuntos tendo consciência de seus direitos, nesta questão destacam-se o pessoal da terceira idade. Alguns demonstram falta de interesse por questões sociais, principalmente os jovens.
Aplicativo de texto.
Internet.
Máquina fotográfica.
Celular com fotos.
Máquina com vídeo.

Problematização
Uma dificuldade encontrada pelos educandos, foi o caminho até a instituição, pois tem de andar pela rodovia, já que não tem calçada. A comunidade tem consciência das necessidades locais e segundo os próprios moradores, eles querem mudar a realidade local, mas existe o descaso da prefeitura.


Plano de Ação
Mobilizar os educandos para reivindicarem seus direitos, procurando os órgãos públicos responsáveis, pelo site da prefeitura e indo pessoalmente com os educandos até a regional.


Implementação
Registrar o local com fotos. Redigir uma carta reivindicando o corte do mato que se encontra na calçada, postar no website da prefeitura. Procurar obter resposta e, se não tiver sucesso, marcar um dia para ir com um grupo de educandos até a prefeitura regional.


Avaliação
Chegar a uma conclusão. Rever todos os passos, avaliando o que obteve sucesso e onde houve falhas, buscando continuamente melhorias. Fazer a reflexão de todo o conteúdo e preparar um novo ciclo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade!

Comente e nos ajude a enriquecer o trabalho que é desenvolvido no CDI Comunidade AEB Imigrantes - Conexão Digiti@l!

Obrigado! :D