Este blog tem como objetivo estreitar relações, trocar experiências, apropriar-se, discutir, intervir e emancipar ações na comunidade tendo como alicerce a Proposta Político-Pedagógica, o CDI e as comunidades parceiras.
A AEB faz parte deste processo e está feliz por isso. :)

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Observação da comunidade

Município: São Paulo
Bairro: Jabaquara
Comunidade: Jardim da Saúde, Boqueirão, Fazendinha.

Descrição da comunidade
O CDI Comunidade está instalado em um parque, Centro de Esportes, Cultura e Lazer, que se encontra ao lado da rodovia dos imigrantes, no bairro do Jabaquara, e atende diversas comunidades da região, além dos usuários do próprio parque. Para este mergulho escolhemos o jardim da saúde, comunidade do boqueirão e fazendinha. Esta comunidade existe há mais de 50 anos.

Descrição dos aspectos culturais da comunidade
Nos aspectos culturais destaca-se a existência de escolas ao redor, projeto Cingapura, Associação de Moradores de Bairro, Escola de Samba Brinco da Marquesa e respectiva quadra, praças, Casa da Cultura onde tem demonstrações de capoeira e dança, além da pista de Skate que é mantida pelos próprios usuários.

Descrição das necessidades locais
De acordo com os próprios moradores, as condições de moradia são ruins, com a existência de córregos (praticamente um esgoto a céu aberto), linhas de transmissão de energia com ligações clandestinas, praças abandonadas e lixo nas ruas. Uma dificuldade encontrada pelos educandos foi o caminho até a instituição, pois tem de andar pela rodovia, já que não tem calçada. A comunidade tem consciência das necessidades locais e segundo os próprios moradores, eles querem mudar a realidade local, mas existe o descaso da prefeitura.

Como a comunidade enxerga a instituição.
Nos depoimentos colhidos, a comunidade conhece a instituição através dos usuários do parque e propagandas em diversos veículos de comunicação. A AEB é citada como um exemplo que deve ser levado a diversos lugares (conservação, ensino, social).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade!

Comente e nos ajude a enriquecer o trabalho que é desenvolvido no CDI Comunidade AEB Imigrantes - Conexão Digiti@l!

Obrigado! :D